6 Dicas para não ganhar peso durante o frio

6 Dicas para não ganhar peso no Inverno (1)

No frio sentimos mais fome? 

A maioria das pessoas reclamam que sentem mais fome no frio e que ganham mais peso ou tendem a ter mais dificuldades em perder peso no inverno, pois os dias frios parecem pedir refeições mais calóricas e aconchegantes. Mas, será que esse é o único motivo que nos leva a engordar no inverno?

Na verdade, o ganho de peso está relacionado a dois fatores: nosso comportamento alimentar e o funcionamento do corpo. Durante o frio, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal estável. Isso faz com que tenhamos mais fome e busquemos alimentos mais calóricos para suprir essa demanda energética.

Além disso, nos movimentamos menos no inverno. O clima frio nos leva a buscar o conforto do sofá em vez de praticar atividades físicas , assim sendo a falta de exercício combinada com uma alimentação mais calórica pode resultar em um desequilíbrio entre as calorias consumidas e as calorias gastas, levando ao ganho de peso.

Então, como podemos evitar engordar no inverno? A Nutri separou 6 dicas práticas para te ajudar nesse friozinho.

 

O que fazer para não engordar nesse friozinho?
A sopa com pedaços de carne e legumes pode ser uma refeição saudável e reconfortante nos dias frios.

1. Mantenha uma alimentação equilibrada 

Mesmo no inverno, é importante manter uma dieta balanceada, rica em nutrientes e com calorias adequadas às suas necessidades. Priorize alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras, cereais, grãos e fontes de proteínas magras.

Uma opção ótima é a sopa (e com pedaços!)
No inverno, dá aquela vontade de comer coisas quentinhas, e as sopas são uma das melhores opções para os dias frios. Acontece que muita gente não se sente saciada com elas e acaba atacando a geladeira uma hora depois da refeição.
Por isso, atenção a esta dica: experimente deixar alguns pedaços de carne e legumes inteiros na sopa, sem amassar ou passar no liquidificador. Isso ajuda porque a mastigação é um mecanismo fundamental para que o cérebro entenda que você já comeu e envie o sinal de saciedade ao corpo.

2. Evite o excesso de calorias vazias 

Durante o inverno, é comum recorrermos a alimentos calóricos mas pobres em nutrientes, como ultraprocessados, doces e frituras. Portanto, fuja deles! Nas refeições intermediárias, por exemplo, opte por frutas que não precisam estar geladas como: banana com canela, abacate com limão, maçã, castanhas, iogurtes naturais, whey com café sem açúcar.

Outra dica: Invista em petiscos mais saudáveis: 
Não dá para fugir deles no inverno. Ficar em casa vendo TV debaixo das cobertas pede bons petiscos. Que tal então substituir batatas fritas, amendoim e salgadinhos por versões menos calóricas?
Você pode optar pela pipoca feita na panela ou fazer na pipoqueira elétrica (só evite de microondas), pipoca é um petisco bem menos calórico, aposte em sanduíches naturais: pois a proteína da maior saciedade, milho cozido também é uma opção deliciosa nesse inverno tem menos caloria comparado aos petiscos e o milho é rico em fibras e dá mais saciedade. 

3. Pratique atividades físicas

Mesmo com o clima frio, é importante manter-se ativo. Busque alternativas de exercícios em ambientes fechados, como academias, aulas de dança ou até mesmo em casa. A atividade física ajuda a queimar calorias, fortalecer os músculos e melhorar o humor e principalmente controlar a ansiedade.

Pois lembre se as baixas temperaturas dos dias frios são ótimas parceiras da boa forma. Segundo especialistas, para se manter aquecido, o corpo aumenta o gasto calórico em até 10%. Unido aos treinos e à alimentação adequada será o empurrão que você precisa para alcançar o corpo que deseja até o verão.

4. Não esqueça da hidratação no frio

Muitas pessoas têm mais dificuldade de beber água no inverno, cuidado: nem no inverno podemos nos descuidar da hidratação. O hábito de beber água regularmente é muito importante para a saúde e ainda inibe aquela fome fora de hora. Pois para quem não sabe o cérebro não sabe diferenciar fome de sede, então quanto mais água menos a sensação de fome.

Outra dica: substitua o chocolate quente que é mais calórico pelo hábito de tomar chá; algumas opções: chá verde, chá branco, chá hibisco, chá gengibre, chá de canela, além de serem quentinhos aceleram o metabolismo auxiliando no processo de emagrecimento. 

O que fazer para não engordar nesse friozinho?
A prática de atividades em lugares protegidos do frio, e até mesmo em casa, ajudam a manter um bom gasto calórico nos dias gelados.
O que fazer para não ganhar peso durante o frio?
A pipoca (feita na panela) é uma excelente opção de petisco saudável para um dia de filmes debaixo das cobertas.

5. Controle as Porções

Uma alimentação saudável nessa época do ano não implica, necessariamente, na eliminação dos itens calóricos. Se não for possível preparar uma receita mais light, o ideal é controlar as quantidades para não exagerar na dose e estragar o progresso.

Pois é fácil exagerar quando estamos com fome ou buscando conforto no inverno. Por isso, preste atenção no tamanho das porções, mastigue devagar e aproveite cada refeição. Outra dica excelente é apostar nas marmitinhas congeladas já porcionadas, que também ajudam a ganhar tempo no dia a dia.

6. Coma alimentos termogênicos

Alguns segredinhos devem fazer parte da nossa rotina, como utilizar canela para temperar frutas mornas. Esta união agirá como fonte de aceleração para o metabolismo do organismo. Por ser um ingrediente termogênico, a canela ajuda o corpo a queimar mais calorias. O mesmo acontece com a pimenta, o alho e a cebola, mas devemos nos lembrar que esta união será válida somente aqueles que não são hipertensos e/ou possuem alguma doença gastrointestinal.

 Assim, com alguns cuidados e escolhas conscientes, é possível se manter ativo e saudável na estação mais fria do ano, sem ganhar aqueles quilinhos indesejáveis.

Agora que você já sabe o que fazer para não engordar no inverno, deixe sua rotina mais prática, saudável e aconchegante!

[+] Acesse aqui todos os nossos conteúdos dos ESPECIALISTAS CONVIDADOS!

O que fazer para não ganhar peso durante o frio?

Texto : 

Dra. Luara Nunes

Nutricionista Fitoterápica

Entre em contato

 

 

Previous Post

Impactos do Clima na Saúde da Pele: Cuidados e Soluções

Next Post

Dimpless: Como o antioxidante oriundo do Melão reduz a celulite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Receba em primeira mão as novidades do site e diversos descontos em nossa loja virtual.