A limpeza de pele é um dos procedimentos estéticos mais antigos oferecidos pelo esteticista. Desde o início da estética, já se ouvia falar muito dos cuidados com a pele do rosto e a primeira indicação sempre foi a limpeza de pele.
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia dos Dermocosméticos, a limpeza de pele passou por uma grande inovação, tanto no quesito eletroterapia, como na própria aplicação dos produtos.
1º passo: Higienização
Para iniciar uma boa limpeza de pele, o primeiro passo é realizar a higienização. Essa etapa pode ser realizada com sabonetes ou espumas de limpeza , podendo adicionar alguns ativos para potencializar o efeito bactericida – como ácido glicólico e até mesmo extrato de plantas. Além de limpar, os ativos dão aquele efeito sequinho e refrescante na pele. Também temos opções antioxidantes, promovendo um efeito Detox na pele e prevenindo o seu envelhecimento.
2º passo: Esfoliação
Essa etapa é muito importante para preparar a pele para as próximas etapas, pois ela promove a remoção das células mortas e diminui o excesso de queratina, facilitando a permeabilidade dos ativos.
Existem três tipos de esfoliação: física, química e enzimática.
A esfoliação física ocorre por meio do atrito de grânulos presentes nas fórmulas, já os químicos utilizam os ácidos descamativos para promover essa renovação tecidual. E os menos comuns, porém tão eficientes quanto os anteriores, são os esfoliantes enzimáticos, que por meio das enzimas promovem o afinamento e também a remoção do excesso de sebo da pele.
3º passo: Emoliência
Para facilitar a extração dos comedões (famosos cravos) precisamos amolecer esse excesso de sebo com substâncias emolientes. A mais conhecida e utilizada é a trietanolamina, porém ela possui alto potencial alergênico e também não pode ser utilizada em grávidas. Hoje existem outras opções mais seguras e menos reativas que conseguem o mesmo resultado com mais segurança.
Junto com o cosmético emoliente também utiliza-se fontes de calor como máscara térmica ou vapor de ozônio.
4º passo: Extração
Essa etapa é a mais esperada pelo profissional e a mais temida pelo cliente, pois em alguns casos pode ser um pouco incômodo a extração de cravos resistentes, porém se o preparo da pele for bem realizado, esse desconforto é mínimo e os resultados são satisfatórios.
5º passo: Assepsia e Cauterização
Após a extração dos comedões, se torna muito importante a assepsia da pele por meio de ativos bactericidas e também com equipamentos com alta frequência, que além de matar as bactérias promovem a cauterização de pontinhos mais sensíveis. Além de prevenir o surgimento de novas bactérias da acne.
6º passo: Tonificação
Após a emoliência e extração dos comedões, o pH da pele fica totalmente desequilibrado, por isso é muito importante realizar a aplicação de uma loção tônica, com o objetivo de reequilibrar o pH da pele.
Sabemos que a pele com o pH normalizado consegue se defender melhor das bactérias agressoras e também repõe a sua hidratação.
7º passo: Máscara
Existem diversos tipos de máscaras. Para cada pele vai uma indicação diferente. Por exemplo, na pele seca precisamos de uma máscara hidratante, já a pele oleosa, uma máscara secativa. Para peles maduras, o ideal são máscaras antioxidantes e revitalizantes com o famoso ácido hialurônico que consegue realizar as duas funções muito bem. Para peles muito sensíveis, é
indicado uma máscara calmante, e por aí adiante.
[+] Confira nossas matérias voltadas para cuidados com a pele!
8º passo: Sérum finalizador
Como na etapa anterior, também se faz necessário personalizar a finalização de acordo com o tipo de pele. Uma opção muito legal são os séruns à base de ácido hialurônico com efeito hidratante, rejuvenescedor e antioxidante. Ideal para recompor a pele.
9º passo: Proteção solar
Como todos sabemos, é extremamente importante proteger a nossa pele dos raios UV nocivos ao DNA das células da pele. Por isso, fica indispensável o uso do protetor solar. Assim, o paciente vai embora com a pele limpa, hidratada, tonificada e protegida.
É importante ressaltar que a limpeza de pele deve ser realizada por um profissional habilitado, então procure seu esteticista mais próximo e dê o cuidado que sua pele merece.
[+] Veja aqui a matéria da Dr. Sirlene Morais sobre Câncer de Pele!
Texto por: Profª Especialista Jéssica Bordignon Pascuti
19 983102918
Clínica : Jéssica Bordignon Estética Avançada
Rua Padre José 503, Centro, Mogi Mirim (SP)