O ácido glicólico é um mega aliado no cuidado de peles com acne e com manchas, mas seus benefícios não param por aí! Fique com a gente e saiba tudo sobre o glicólico!
O que é ácido glicólico?
O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA), derivado da cana-de-açúcar, e apesar de ser um ácido, ele tem uma atuação mais sutil na pele do que outros ativos com capacidade semelhant de promover a renovação celular.
O ácido glicólico é o componente com menor peso molecular da família dos alfa-hidroxiácidos, ou seja, ele é absorvido com mais facilidade pela pele, e chega em camadas mais profundas.
Benefícios do ácido glicólico para a pele
Ao estimular a renovação das células da pele, o ácido glicólico promove uma esfoliação da pele, trazendo benefícios:
- Estímulo da produção de colágeno:
A renovação celular fomenta a produção de colágeno e elastina, proteínas fundamentais para a elasticidade da pele.
- Clareia manchas na pele:
O processo de renovação celular causa uma “descamação”, o que ajuda a reduzir o excesso de pigmentação nos locais onde o glicólico for aplicado pois ocorre uma substituição das células mais pigmentadas da superfície da pele por células mais jovens de camada mais profunda.
- Controle da oleosidade e dos poros dilatados:
O glicólico consegue penetrar profundamente na pele, e a renovação celular ajuda a desobstruir os poros, evitando o acúmulo de sebo e poros dilatados. Por isso, é um super aliado no cuidado de peles oleosas, com cravos e espinhas.
- Ajuda na cicatrização pós acne:
A renovação celular e controle da oleosidade promovidas por esse ativo ajudam a esfoliar a pele e reduzir as manchas e melhorar a textura de cicatrizes causadas pela acne, prevenindo também o surgimento de mais cravos e espinhas.
Como usar o ácido glicólico? Tem contraindicação?
Por promover a renovação celular, como já comentamos, o ácido glicólico pode sensibilizar a pele.
Por isso, o uso desse ativo normalmente é feito em pequenas concentrações – por exemplo, 6%, como no caso do nosso Secativo Noturno com Ácido Glicólico. Para manter um uso seguro, o mais indicado é até 10% de concentração.
Como o glicólico promove a esfoliação da pele, o uso diário do filtro solar torna-se imprescindível, pois sua pele pode ficar sensibilizada pelo processo de renovação celular.
O Ácido Glicólico deve ser usado de preferência à noite, antes de dormir. Pela manhã, você precisa lavar o seu rosto, e finalizar a rotina de cuidados com o filtro solar. Assim, você evita a fotossensibilidade e os danos solares durante o tratamento.
O glicólico pode ser usado por todos os tipos de pele, e como comentamos, as peles sensíveis merecem um cuidado especial.
Lembrando que o acompanhamento de um médico ou profissional da saúde é super importante para tratamentos mais assertivos e individualizados.
E você pode contar com o atendimento da Farmácia Progresso para tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato pelo nosso WhatsApp ou visite nosso site!
[+] Confira todos os nossos conteúdos sobre skincare e cuidado capilar!