Novembro Azul: Mês de Conscientização do Câncer de Próstata
Novembro Azul é uma campanha que dura todo o mês de novembro, e que tem o objetivo de aumentar a conscientização acerca da saúde do homem, principalmente sobre o câncer de próstata.
O câncer de próstata é a 2ª maior causa de mortalidade por câncer no Brasil entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. O agravante é que os homens costumam ir menos ao médico do que as mulheres – no Brasil, segundo IBGE, os homens vivem, em geral, 7 anos a menos do que as mulheres – e por isso, o câncer de próstata é muitas vezes detectado quando o estágio já está avançado, resultando em uma chance menor de cura.
O que é a próstata e o que é câncer de próstata
A próstata é uma glândula presente na anatomia masculina, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata é responsável por produzir um líquido que compõe parte do sêmen e ajuda a nutrir e proteger os espermatozóides.
O câncer de próstata, bem como outros tipos de câncer, consiste em uma anormalidade na reprodução das células, que começam a se multiplicar de maneira descontrolada, resultando nos tumores (malignos ou benignos).
Como prevenir e diagnosticar o câncer de próstata
Adotar hábitos saudáveis:
Sabemos que a adoção de hábitos saudáveis, como a alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, evitar o sobrepeso, evitar o consumo de álcool e o tabagismo, levam a prevenção de inúmeras doenças, inclusive o câncer.
Contudo, além dos hábitos saudáveis, a realização de exames regulares, principalmente depois dos 45 anos, é a melhor maneira de prevenir o avanço da doença e aumentar as chances de cura em caso de diagnóstico positivo para o câncer de próstata:
1. Exame de toque:
Através do toque, o médico avalia a próstata, e é capaz de detectar caso haja alguma irregularidade. Se for o caso, o médico pode pedir um diagnóstico mais específico.
2. Exame PSA:
Principais sintomas câncer de próstata
Nas fases iniciais, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Quando existem, os sintomas mais comuns são:
- Dificuldade em urinar;
- Demora em começar e terminar de urinar;
- Sangue na urina ou no sêmen;
- Jato de urina mais fraco;
- Necessidade de urinar mais vezes ao longo do dia, e durante a noite.

Esses sintomas também são comuns a outras doenças na próstata, por isso, o acompanhamento médico é fundamental para ter um diagnóstico efetivo.
[+] Confira também nossa matéria sobre o câncer de mama.
Quais fatores aumentam a chance de câncer de próstata?
2. Histórico na família: O fator genético é muito importante, ou seja, se existem casos na família, como por exemplo, um irmão que teve a doença antes dos 60 anos.
Tratamento
O tratamento varia de acordo com a fase em que a doença se encontra, e se o tumor é benigno ou maligno. Os tratamentos incluem o tratamento local (cirurgia e radioterapia) e o tratamento sistêmico (quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica).
O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece os exames de próstata gratuitamente em todo o país. Não deixe de fazer a sua parte, a informação e o diagnóstico precoce salvam vidas! Cuide-se!
[+] Acesse aqui a cartilha do câncer de próstata, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, para mais informações sobre a doença e sobre os tratamentos e exames disponibilizados pelo SUS.
É ideal que os homens cuidem de sua saúde de maneira geral. Mas como? Entendendo que o homem, assim como a mulher, precisa cuidar da sua saúde física e mental para usufruir de qualidade de vida!
Aqui vão algumas dicas para cuidar da sua saúde de vez em quando:
– Mensuração da pressão arterial;
– Manter a carteira de vacinação atualizada;
– Cuidar da sua saúde mental;
– Realização de exames de rotina, como hemograma completo, exame de urina, exame de glicemia, exame de colesterol.
Cuide da sua saúde e previna-se!