Nossa pele, como primeira barreira de proteção contra o ambiente, está continuamente exposta a diversos fatores que podem influenciar tanto sua saúde quanto sua aparência. Entre esses fatores, um dos principais desencadeadores de mudanças é o clima. As transformações sazonais, marcadas pelo rigor do inverno ou pelo calor abrasador do verão, têm um impacto substancial na saúde dérmica.
Cuidados com a pele no frio:
1- Reforce a hidratação do corpo, rosto e lábios e beba muita água:
Nas épocas mais frias do ano, é normal que algumas áreas da pele, como joelho, cotovelos, mãos, pés e rosto, fiquem mais ressecadas. Isso se dá pela queda da produção da oleosidade natural da pele durante as temperaturas mais baixas.
A desidratação pode se manifestar em rachaduras, descamação e vermelhidões na pele e no rosto. Por isso, redobre os cuidados com a hidratação e aplique cremes no corpo após o banho – lembrando que para o rosto é preferível o uso de produtos específicos para essa região.
Os lábios também ficam suscetíveis ao ressecamento, por se tratar de uma área mais fina e delicada da pele. Aposte em lip balms hidratantes que possam nutrir e hidratar a boca. Alguns possuem além de nutrientes, fator de proteção solar.
No frio, tendemos a sentir menos sede e beber menos água. Por isso, mantenha-se hidratado para evitar o ressecamento da pele.

2 – Evite a desidratação com banhos muito quentes e longos
3 – Proteja-se com roupas adequadas e filtro solar
O uso de roupas adequadas é indispensável, bem como a aplicação de filtro solar. Mesmo que as temperaturas sejam mais baixos no inverno, a intensidade dos raios solares permanece elevada. Por isso, evite irritações, manchas e o envelhecimento precoce usando o filtro diariamente.
Cuidados para os dias mais quentes:
1 – Use produtos adequados para sua pele
O clima quente costuma causar irritação nas peles secas ou sensíveis e aumentar a produção de óleo e o surgimento de cravos e espinhas nas peles oleosas. Adapte sua rotina de cuidados ao seu tipo de pele , evitando a coceira e alergias nas peles sensíveis, e a obstrução dos poros no caso das peles mais oleosas.
[+] Acesse aqui nossos conteúdos sobre os diferentes tipos de pele
2 – Aposte na limpeza, esfoliação e não se exponha ao Sol após a depilação

Além disso, é importante evitar a exposição direta ao sol de regiões que foram depiladas recentemente, a fim de evitar reações inflamatórias e o surgimento de manchas.
3 – Proteja-se da radiação solar
Em qualquer época do ano, o uso de filtro solar é fundamental. Nos dias quentes, especialmente, já que as altas temperaturas são acompanhadas de alta radiação solar, que aumentam os riscos de câncer de pele, além de manchas, envelhecimento precoce, rugas e até queimaduras. Aposte em roupas leves, arejadas e de cores claras.
Existem muitas variedades de protetores solares, e você pode escolher o que for melhor para sua pele. O importante é optar por um produto que você se sinta bem para utilizar todos os dias. O filtro solar da Farmácia Progresso, por exemplo, é ideal para quem procura um toque sequinho.
A pele é o maior órgão do corpo humano e a primeira barreira entre o organismo e o ambiente externo. Manter a pele saudável é fundamental para uma boa qualidade de vida. Com a Farmácia Progresso você tem acesso a um extenso portfólio de soluções para cuidar da sua pele: seja ela oleosa, seca, madura ou com manchas.