O que é retinol e o que é ácido retinoico?
O Retinol é uma forma de vitamina A, amplamente usada em cosméticos e dermocosméticos, que pertence ao grupo dos retinoides (derivados naturais ou sintéticos da Vitamina A).
Alguns exemplos de retinoides são o retinol, o palmitato de retinol, o ácido retinoico, e a isotretinoína.
O Retinol e o Ácido Retinoico são da “mesma família” mas possuem diferenças. O Retinol é um derivado da Vitamina A, de ação progressiva, é mais sutil e possui menor chance de causar irritação na pele.
Já o Ácido Retinoico é uma forma ativa de Vitamina, com efeito mais potente. Contudo, ele também é mais sensibilizante, podendo causar irritação, vermelhidão e descamação a depender do tipo de pele e da dosagem utilizada. Assim, é indicado o acompanhamento profissional no caso dessas variações ativas.
Benefícios do Retinol e derivados para a pele
O retinol é um dos ativos mais estudados pela Dermatologia, sendo um dos ingredientes mais eficazes contra o envelhecimento. Ele promove a renovação celular, e por isso tem grande eficácia para reduzir manchas e contribuir no controle da acne e da oleosidade.
Redução de manchas e hiperpigmentação
O retinol estimula a renovação das células, contribuindo para a uniformização do tom da pele. Ele ajuda a reduzir manchas causadas por diversos fatores, como acne, exposição solar, cicatrizes, etc.
Por estimular a renovação das células, o Retinol faz com que as células mortas da superfície da pele (epiderme) se desprendam mais rápido, estimulando a multiplicação das células da derme, uma camada mais profunda da pele com células mais jovens. Neste processo de renovação, as manchas tendem a diminuir.
Redução de rugas e linhas finas
O Retinol estimula a produção de colágeno e elastina. Essas duas substâncias ajudam no preenchimento das linhas de expressão e promovem a firmeza e elasticidade da pele.
Ele combate os radicais livres e possui ação antioxidante, contribuindo na prevenção do envelhecimento.
Retinol e a Renovação Celular
Com a idade, a pele vai perdendo aos poucos a capacidade de renovação celular, e a camada de células mortas que se acumula faz com que a pele perca o viço e a luminosidade. O retinol estimula a renovação celular, contribuindo para uma textura da pele mais uniforme e macia, além de ajudar na remoção de manchas e hiperpigmentação.
Controle da oleosidade e redução da acne
O retinol ajuda a controlar a produção de sebo na pele, podendo ser um aliado para as peles oleosas e acneicas. Ao promover a renovação celular, ele também evita o acúmulo de células mortas nos poros, evitando o surgimento de cravos e espinhas, e melhorando a aparência dos poros.
Como usar o retinol da rotina de skincare?
O retinol pode ser incorporado em formulações como cremes e séruns. Preferencialmente, produtos que contenham retinol ou outros ativos da família dos retinoides, devem ser utilizados à noite, para evitar a fotossensibilidade que o ativo pode desencadear.
Se você usa algum produto com retinol, não se esqueça de aplicar o filtro solar de sua preferência a fim de evitar o efeito rebote e sensibilizar a pele com a exposição solar, o que pode ocasionar manchas na pele.
O retinol é um super aliado para manter a pele viçosa, evitar o acúmulo de células mortas, uniformizar o tom da pele, controlar a oleosidade e ainda estimular a produção de colágeno e a redução das linhas finas.
Se você tem pele madura, com manchas ou oleosa e acneica, esse ativo pode transformar sua rotina de cuidados e o viço da sua pele. Invista no seu autocuidado e sinta a diferença!
Entre em contato pelo nosso WhatsApp ou compre através do nosso site. Você e sua pele merecem esse cuidado!
[+] Confira todos os nossos conteúdos sobre skincare e cuidado capilar