Os casos de dengue têm crescido nos últimos meses no Brasil. Só em 2024, o país registrou 6,6 milhões de casos, 300% a mais do que em 2023, segundo o Ministério da Saúde. As mortes também aumentaram, passando de 6 mil pessoas em 2024 (400% a mais do que no ano anterior).
Por isso, é importantíssimo estar atento aos sintomas da doença e como fazer a prevenção. A Farmácia Progresso vai te explicar tudo!
A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um vírus (DENV – Dengue virus). Ela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa doente, o mosquito passa a transmitir a doença depois do período de incubação do vírus.
O Aedes aegypti se reproduz depositando seus ovos em águas paradas. Os ovos viram larvas, e as larvas transformam-se em mosquitos, que são os principais vetores da doença.
A dengue pode se manifestar de forma branda, ou atingir estágios mais graves, podendo levar à morte em alguns casos.
Dengue: Principais sintomas da doença na fase inicial
- Febre alta;
- Dor de cabeça forte;
- Dor nos dos olhos;
- Dores musculares e articulares;
- Manchas avermelhadas na pele;
- Cansaço extremo;
- Náuseas e vômitos
Dengue em estágio avançado: Sintomas da “dengue hemorrágica”
Além dos sintomas citados acima, a dengue hemorrágica é caracterizada por:
- Sangramentos na gengiva e nariz;
- Vômitos persistentes, podendo ser com sangue;
- Dor abdominal intensa;
- Sinais de choque, como fraqueza, pressão arterial baixa, confusão, palidez;
- Desmaios.
Como prevenir a dengue?
As autoridades públicas têm o dever de investir em campanhas de conscientização coletiva e combate sistemático ao mosquito transmissor.
Contudo, existem medidas para a proteção individual que podem ser muito eficazes para evitar a contração da doença:
- Não deixar água parada em recipientes (pneus, pratinhos de vasos, cisternas, calhas e ralos, lixo ou entulho acumulados);
- Uso de repelentes (existem outras opções como velas repelentes com aroma que afasta os mosquitos);
- Uso de telas de proteção em janelas, portas, ou ao redor da cama (ou berço, no caso dos bebês).


O que fazer em caso de suspeita de dengue?
Ao apresentar os sintomas, é recomendado procurar um médico e fazer exames para confirmar o diagnóstico.
Na Farmácia Progresso, oferecemos o teste rápido da dengue. Ele é prático e seguro, e pode ajudar sobretudo no contexto atual, no qual os hospitais se encontram sobrecarregados devido à alta nos casos de dengue.
Se você optar pelo teste rápido, é muito importante buscar acompanhamento médico se o diagnóstico for positivo, e realizar exames de sangue para monitorar o nível das plaquetas no sangue (que fica comprometido por causa da doença).
Além disso, é essencial se hidratar regularmente (o uso de soros pode ajudar bastante) e ficar em repouso. Procurar acompanhamento profissional é fundamental, em caso de suspeita de dengue, evite a automedicação.
Prevenção é o melhor remédio
Não deixe de fazer sua parte para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Use repelente e fique atento aos sintomas.
E, claro, conte com a Farmácia Progresso no cuidado com sua saúde e no fornecimento de informações em favor do seu bem-estar!
[+] Veja nossos conteúdos sobre saúde e bem-estar!